Resumo:
Desafios do reconhecimento e certificação de saberes e competências profissionais
no Brasil, dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado em Educação da Unochapecó, pesquisa a certificação profissional
brasileira, instituída desde 2009 pela Rede Nacional de Certificação Profissional –
Rede CERTIFIC e, a partir de 2021, pelo Sistema Nacional de Reconhecimento e
Certificação de Saberes e Competências Profissionais – Re-Saber. No Brasil são
mais de 50 milhões de adultos brasileiros que passaram da idade escolar, não
completaram o ensino fundamental e exercem suas atividades sem a devida
certificação, enfrentando dificuldades das mais diversas ordens. Dentre os motivos
para a demanda de certificação, estão a histórica desigualdade social, as políticas
educacionais instáveis e a cultura de desvalorização do trabalho. O Re-Saber tenta
sanar os erros identificados desde a criação da política de reconhecimento de
saberes. A pesquisa visa analisar as implicações dos processos de certificação de
soldadores participantes do CERTIFIC do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC),
Campus Xanxerê ocorridos em 2016 e 2017. Para isso, foi realizada pesquisa de
campo com entrevistas semiestruturadas a avaliadores e trabalhadores
participantes. Fundamentada em fontes primárias de textos jurídicos e institucionais,
com aporte referencial dos estudos de educação integral de John Dewey; e de
educação por competência promovida por Philippe Perrenoud, Antoni Zabala, Laia
Arnau e Jarbas Novelino Barato. Os processos estudados apresentaram resultados
positivos, como perspectivas pedagógicas inovadoras e a proximidade do
trabalhador com a escola. Mas, apresentaram desafios também, como a resistência
de professores em reconhecer a legitimidade da educação não-formal ou informal e
maior comprometimento do Estado com essa política pública.