Repositório Institucional

A Libras e a Pedagogia Bilíngue no IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Arlindo Farias
dc.date.accessioned 2022-05-06T17:55:20Z
dc.date.available 2022-05-06T17:55:20Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2488
dc.description Resumo em Libras disponível https://youtu.be/s_Ud0JOEQaE pt_BR
dc.description.abstract No contexto do curso de Pedagogia Bilíngue do IFSC – Câmpus Palhoça Bilíngue, tendo como público alvo os formandos 2021, tomando por base a problemática de pesquisa o processo de aprendizagem da Libras durante o curso, tendo como objetivo investigar a aprendizagem da língua brasileira de sinais pelos acadêmicos, bem como suas contribuições para a formação de professores bilíngues capazes de dominar fluentemente a língua brasileira de sinais enfatizando os desafios enfrentados para esta aprendizagem. Através da metodologia qualiquantitativa, optou-se pela coleta de dados a partir da aplicação do questionário com os formandos de 2021 e análise dos dados quantitativos à luz dos teóricos consagrados na área. Também foi solicitada junto à Reitoria autorização para realizar a pesquisa. O resultado das discussões que emergiram das questionários, resultou na manifestação da necessidade de incluir maior carga horária na área de conhecimento da língua brasileira de sinais ao longo do curso, para possibilitar que os acadêmicos tenham condições de aprender e dominar o seu uso, para que após a formação, tenham a capacidade e domínio para realizar um trabalho eficiente e concreto com os surdos, pois no geral das colocações, um percentual elevado está concluindo o curso sem o domínio da língua. E dentro do aporte econômico, mesmo o curso sendo oferecido gratuitamente pelo Governo Federal e sendo oferecidas bolsas para que o acadêmico tenha possibilidade de concluir o curso, constatou-se que, devido a nem todos serem contemplados, leva à dificuldade de permanência e conclusão do curso, pois muitos são de outros estados e ficam sem apoio financeiro da família ou do trabalho que desenvolviam onde residiam, resultando assim, em dificuldades financeiras e evasão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia Bilíngue, Língua Brasileira de Sinais, Surdos pt_BR
dc.title A Libras e a Pedagogia Bilíngue no IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
dc.title.alternative um estudo sobre a experiência com a primeira turma de formandos pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta