Resumo:
No contexto do curso de Pedagogia Bilíngue do IFSC – Câmpus Palhoça Bilíngue, tendo como público alvo os formandos 2021, tomando por base a problemática de pesquisa o processo de aprendizagem da Libras durante o curso, tendo como objetivo investigar a aprendizagem da língua brasileira de sinais pelos acadêmicos, bem como suas contribuições para a formação de professores bilíngues capazes de dominar fluentemente a língua brasileira de sinais enfatizando os desafios enfrentados para esta aprendizagem. Através da metodologia qualiquantitativa, optou-se pela coleta de dados a partir da aplicação do questionário com os formandos de 2021 e análise dos dados quantitativos à luz dos teóricos consagrados na área. Também foi solicitada junto à Reitoria autorização para realizar a pesquisa. O resultado das discussões que emergiram das questionários, resultou na manifestação da necessidade de incluir maior carga horária na área de conhecimento da língua brasileira de sinais ao longo do curso, para possibilitar que os acadêmicos tenham
condições de aprender e dominar o seu uso, para que após a formação, tenham a capacidade e domínio para realizar um trabalho eficiente e concreto com os surdos, pois no geral das colocações, um percentual elevado está concluindo o curso sem o domínio da língua. E dentro do aporte econômico, mesmo o curso sendo oferecido gratuitamente pelo Governo Federal e sendo oferecidas bolsas para que o acadêmico tenha possibilidade de concluir o curso, constatou-se que, devido a nem todos serem contemplados, leva à dificuldade de permanência e conclusão do curso, pois muitos são de outros estados e ficam sem apoio financeiro da família ou do trabalho que desenvolviam onde residiam, resultando assim, em dificuldades financeiras e evasão.