dc.contributor.advisor |
Vieira, Danielli |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Daiani |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-06T20:35:29Z |
|
dc.date.available |
2022-05-06T20:35:29Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2489 |
|
dc.description |
Resumo em Libras: https://youtu.be/iiOxNlsLbXI |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal deste trabalho foi o de analisar as contribuições das, dos pedagogos bilíngues na formação de crianças surdas. Realizou-se entrevistas e questionários de caráter qualitativo junto a pesquisadoras/docentes do campo da Educação bilíngue (Libras/Português). Por meio da pesquisa, constatou-se que dentre outras coisas: a importância de reconhecer a surdez como diferença cultural/linguística e a Libras como possibilidade de ampliação de horizontes em relação à formação, à constituição do sujeito surdo e ao seu desenvolvimento cognitivo e educacional; para desenvolver uma educação bilíngue é necessária a formação dos profissionais da educação no que diz respeito à Libras e às especificidades da surdez bem como políticas públicas que contemplem o diálogo junto às famílias das crianças surdas; a/o licenciada/o em Pedagogia bilíngue é essencial para efetivar uma educação bilíngue de qualidade, na qual a criança surda possa obter uma formação adequada às suas especificidades, sem intermediários, com um profissional capaz de se comunicar com ela e de traçar as estratégias didático-pedagógicas necessárias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia Bilíngue |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da/o pedagoga/o bilíngue na educação de crianças surdas |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) |
pt_BR |
local.institution.campus |
Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras-Português) |
pt_BR |
local.institution |
IFSC |
pt_BR |