Repositório Institucional

As contribuições da/o pedagoga/o bilíngue na educação de crianças surdas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Vieira, Danielli
dc.contributor.author Pereira, Daiani
dc.date.accessioned 2022-05-06T20:35:29Z
dc.date.available 2022-05-06T20:35:29Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2489
dc.description Resumo em Libras: https://youtu.be/iiOxNlsLbXI pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal deste trabalho foi o de analisar as contribuições das, dos pedagogos bilíngues na formação de crianças surdas. Realizou-se entrevistas e questionários de caráter qualitativo junto a pesquisadoras/docentes do campo da Educação bilíngue (Libras/Português). Por meio da pesquisa, constatou-se que dentre outras coisas: a importância de reconhecer a surdez como diferença cultural/linguística e a Libras como possibilidade de ampliação de horizontes em relação à formação, à constituição do sujeito surdo e ao seu desenvolvimento cognitivo e educacional; para desenvolver uma educação bilíngue é necessária a formação dos profissionais da educação no que diz respeito à Libras e às especificidades da surdez bem como políticas públicas que contemplem o diálogo junto às famílias das crianças surdas; a/o licenciada/o em Pedagogia bilíngue é essencial para efetivar uma educação bilíngue de qualidade, na qual a criança surda possa obter uma formação adequada às suas especificidades, sem intermediários, com um profissional capaz de se comunicar com ela e de traçar as estratégias didático-pedagógicas necessárias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Pedagogia Bilíngue pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title As contribuições da/o pedagoga/o bilíngue na educação de crianças surdas pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta