Resumo:
O objetivo principal deste trabalho foi o de analisar as contribuições das, dos pedagogos bilíngues na formação de crianças surdas. Realizou-se entrevistas e questionários de caráter qualitativo junto a pesquisadoras/docentes do campo da Educação bilíngue (Libras/Português). Por meio da pesquisa, constatou-se que dentre outras coisas: a importância de reconhecer a surdez como diferença cultural/linguística e a Libras como possibilidade de ampliação de horizontes em relação à formação, à constituição do sujeito surdo e ao seu desenvolvimento cognitivo e educacional; para desenvolver uma educação bilíngue é necessária a formação dos profissionais da educação no que diz respeito à Libras e às especificidades da surdez bem como políticas públicas que contemplem o diálogo junto às famílias das crianças surdas; a/o licenciada/o em Pedagogia bilíngue é essencial para efetivar uma educação bilíngue de qualidade, na qual a criança surda possa obter uma formação adequada às suas especificidades, sem intermediários, com um profissional capaz de se comunicar com ela e de traçar as estratégias didático-pedagógicas necessárias.