Repositório Institucional

Intervenções assistidas por cães

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dc.contributor.advisor Voos, Ivani Cristina
dc.contributor.author Souza, Edlene Alves de
dc.date.accessioned 2022-05-10T11:41:01Z
dc.date.available 2022-05-10T11:41:01Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2490
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/DSlcYTL_6eM pt_BR
dc.description.abstract A relação homem/animal existe desde os tempos mais remotos, adquirindo com o passar dos tempos mais espaço nas relações humanas, desta forma, o cão passou a integrar a maioria dos lares contemporâneos atuando não apenas como um animal de entretenimento familiar, mas assumindo diferentes funções. Tornou-se fonte de várias pesquisas no âmbito da saúde, educação e psicologia. Assumindo essa premissa, esta pesquisa tem como objetivo geral caracterizar as habilidades comunicacionais em uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não oralizada nas Intervenções Assistida por Cães, e como objetivo secundário identificar os benefícios da referida terapia no desenvolvimento linguístico da criança. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, diários de bordo, nos quais eram registradas as impressões de cada sessão e vídeo-gravações das intervenções realizadas com o participante, as mesmas foram transcritas, a partir disso, foi realizado um estudo de caso seguindo os passos sugeridos na literatura (ANGELO; KAKEHASHI e PINHEIRO, 2005). As intervenções passaram por dois períodos distintos, antes e após restrições sanitárias impostas pela SARS Covid-19, porém aqui nos debruçamos a analisar a parte realizada à distância pela ferramenta Google Meet, no período de pandemia. O trabalho foi realizado em parceria entre Laboratório de Tecnologia Assistiva - LABTA - IFSC e o Corpo de Bombeiros de SC e contou com a participação de dois cães da corporação e um que está em treinamento para atividades restritas ao laboratório. Os encontros síncronos eram pré agendados e realizados com o consentimento e acompanhamento da família. Assim, nas intervenções podemos inferir que houve intenções linguísticas por parte da criança, entretanto, é importante destacar que as mesmas sejam analisadas com parcimônia dado o contexto vivenciado. Assim, salientamos a relevância da continuidade da pesquisa em contexto presencial, para que seja possível mensurar evidências comunicacionais advindas da mediação com o cão de modo mais assertivo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Terapia Assistida por Animais pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.title Intervenções assistidas por cães pt_BR
dc.title.alternative habilidades comunicacionais em uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não oralizada pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


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