Resumo:
A relação homem/animal existe desde os tempos mais remotos, adquirindo com o passar dos tempos mais espaço nas relações humanas, desta forma, o cão passou a integrar a maioria dos lares contemporâneos atuando não apenas como um animal de entretenimento familiar, mas assumindo diferentes funções. Tornou-se fonte de várias pesquisas no âmbito da saúde, educação e psicologia. Assumindo essa premissa, esta pesquisa tem como
objetivo geral caracterizar as habilidades comunicacionais em uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista não oralizada nas Intervenções Assistida por Cães, e como objetivo secundário identificar os
benefícios da referida terapia no desenvolvimento linguístico da criança. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, diários de bordo, nos quais eram registradas as impressões de cada sessão e vídeo-gravações das intervenções realizadas com o participante, as mesmas foram transcritas, a partir disso, foi realizado um estudo de caso seguindo os passos sugeridos na literatura (ANGELO; KAKEHASHI e PINHEIRO, 2005). As
intervenções passaram por dois períodos distintos, antes e após restrições sanitárias impostas pela SARS Covid-19, porém aqui nos debruçamos a analisar a parte realizada à distância pela ferramenta Google Meet, no período de pandemia. O trabalho foi realizado em parceria entre Laboratório de Tecnologia Assistiva - LABTA - IFSC e o Corpo de Bombeiros de SC e contou com a participação de dois cães da corporação e um que está em treinamento para atividades restritas ao laboratório. Os encontros síncronos eram pré agendados e realizados com o consentimento e acompanhamento da família. Assim, nas intervenções podemos inferir que houve intenções linguísticas por parte da criança, entretanto, é importante destacar que as mesmas sejam analisadas com parcimônia dado o contexto vivenciado. Assim, salientamos a relevância da continuidade da pesquisa em contexto presencial, para que seja possível mensurar evidências comunicacionais advindas da mediação com o cão de modo mais assertivo.