Repositório Institucional

Como a literatura pode auxiliar no desenvolvimento da língua de sinais da criança surda na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Neves, Bruna Crescêncio
dc.contributor.author Funaki, Orbele Batista
dc.date.accessioned 2022-05-10T12:22:43Z
dc.date.available 2022-05-10T12:22:43Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2492
dc.description Resumo em Libras pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como temática principal a literatura infantil e o desenvolvimento da aquisição da língua de sinais em crianças surdas a partir da educação infantil. Desse modo, teve como objetivo geral analisar o papel da literatura na promoção da aquisição da língua de sinais da criança surda, bem como estabelecer conexões bibliográficas que corroboraram para a melhor compreensão sobre a importância da literatura infantil na construção do imaginário da criança surda, e a utilização da literatura infantil como estratégia de atingimento dos campos de experiências nos primeiros anos educacionais. Para isso, a fundamentação teórica traz discussões acerca da aquisição da língua de sinais da criança surda (LODI e LUCIANO,2009; QUADROS e CRUZ,2011; FAVARO E DAVID,2012; LOPES,2017) e sobre o papel da Literatura Infantil na formação da criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, a qual buscou a partir do levantamento de estudos realizados atingir o objetivo central deste estudo. A partir da análise dos dados, verificou-se que a aquisição da língua de sinais, com o auxílio da literatura infantil como estratégia educacional, promove um melhor desempenho no desenvolvimento da criança surda, assim como em seu processo de aprendizagem, cognição, compreensão de si mesma, de sua cultura e do mundo a sua volta. Considera-se, portanto, que a literatura infantil, ao ser inserida na vida da criança surda, contribui para o desenvolvimento e aquisição da língua de sinais, pois carrega consigo elementos de identidade sociocultural pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Aquisição Língua de Sinais pt_BR
dc.title Como a literatura pode auxiliar no desenvolvimento da língua de sinais da criança surda na educação infantil pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta