Resumo:
O presente artigo tem como temática principal a literatura infantil e o desenvolvimento da aquisição da língua de sinais em crianças surdas a partir da educação infantil. Desse modo, teve como objetivo geral analisar o papel da literatura na promoção da aquisição da língua de sinais da criança surda, bem como estabelecer conexões bibliográficas que corroboraram para a melhor compreensão sobre a importância da literatura infantil na construção do imaginário da criança surda, e a utilização da literatura infantil como estratégia de atingimento dos campos de experiências nos primeiros anos educacionais. Para isso, a fundamentação teórica traz discussões acerca da aquisição da língua de sinais da criança surda (LODI e LUCIANO,2009; QUADROS e CRUZ,2011; FAVARO E DAVID,2012; LOPES,2017) e sobre o papel da Literatura Infantil na formação da criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, a qual buscou a partir do levantamento de estudos realizados atingir o objetivo central deste estudo. A partir da análise dos dados, verificou-se que a aquisição da língua de sinais, com o auxílio da literatura infantil como estratégia educacional, promove um melhor desempenho no desenvolvimento da criança surda, assim como em seu processo de aprendizagem, cognição, compreensão de si mesma, de sua cultura e do mundo a sua volta. Considera-se, portanto, que a literatura infantil, ao ser inserida na vida da criança surda, contribui para o desenvolvimento e aquisição da língua de sinais, pois carrega consigo elementos de identidade sociocultural