Repositório Institucional

Intervenção assistida por cães para uma criança com Transtorno do Espectro Autista

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Voos, Ivani Cristina
dc.contributor.author Chaves, Maria Eduarda Rodrigues
dc.date.accessioned 2022-05-10T17:06:19Z
dc.date.available 2022-05-10T17:06:19Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2495
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/_gss3TLzsUw pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de natureza qualitativa, tem como objetivo geral investigar quais as possíveis contribuições das Intervenções Assistidas por Cães no desenvolvimento das habilidades de interações sociais de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA. O estudo foi realizado com uma criança com diagnóstico de TEA, não oralizada. As práticas realizadas na pesquisa ocorreram de modo síncrono, com encontros quinzenais, com duração de 30 minutos. A criança sempre esteve acompanhada de um familiar, majoritariamente pela mãe. As sessões foram vídeo-gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Foram realizados 8 encontros síncronos, porém para este momento apenas 3 deles compuseram o corpus analítico. Importante salientar que o estudo conta com a parceria do Corpo de Bombeiros de SC e a presença de cães da corporação. Embora seja salutar dizer que as barreiras impostas pelas condições sanitárias advindas da Covid-19 foram impactantes para todos, mesmo que de modo inconsciente, é possível dizer que as Intervenções Assistidas por Cães realizadas foram promotoras no desenvolvimento de habilidades de interações sociais estabelecidas entre a criança e os adultos, mas especialmente entre a criança e os cães participantes da pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Intervenção Assistida por Cães pt_BR
dc.subject Transtorno Espectro Autista pt_BR
dc.subject Interações Sociais pt_BR
dc.title Intervenção assistida por cães para uma criança com Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.title.alternative falando das interações sociais. pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue (Libras-Português) pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta