Resumo:
Este trabalho de natureza qualitativa, tem como objetivo geral investigar quais as possíveis contribuições das Intervenções Assistidas por Cães no desenvolvimento das habilidades de interações sociais de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA. O estudo foi realizado com uma criança com diagnóstico de TEA, não oralizada. As práticas realizadas na pesquisa ocorreram de modo síncrono, com encontros quinzenais, com duração de 30 minutos. A criança sempre esteve acompanhada de um familiar, majoritariamente pela mãe. As sessões foram vídeo-gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Foram realizados 8 encontros síncronos, porém para este momento apenas 3 deles compuseram o corpus analítico. Importante salientar que o estudo conta com a parceria do Corpo de Bombeiros de SC e a presença de cães da corporação. Embora seja salutar dizer que as barreiras impostas pelas condições sanitárias advindas da Covid-19 foram impactantes para todos, mesmo que de modo inconsciente, é possível dizer que as Intervenções Assistidas por Cães realizadas foram promotoras no desenvolvimento de habilidades de interações sociais estabelecidas entre a criança e os adultos, mas especialmente entre a criança e os cães participantes da pesquisa.