Repositório Institucional

Construção de brinquedos e jogos pedagógicos para alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue Libras-Português

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ribeiro, Veridiane P.
dc.contributor.author Feijó, Rita de Cassia Oliveira
dc.date.accessioned 2022-05-16T13:56:38Z
dc.date.available 2022-05-16T13:56:38Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2505
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/yRcg2q8B2cc pt_BR
dc.description.abstract O artigo possui como objetivo geral a quantificação e a análise da construção de brinquedos e jogos pedagógicos no processo de alfabetização numa perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português). Para tanto, desenvolveu-se um estudo com o seguinte problema de pesquisa: qual é o papel da construção de brinquedos e jogos pedagógicos para a alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português)? Para responder esse questionamento, optou-se, como metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica exploratória e qualiquantitativa. De acordo com os teóricos que contribuíram para a realização deste trabalho e com os resultados encontrados nas buscas realizadas na plataforma de pesquisa Google Acadêmico, pode-se observar que há uma escassez de artigos que abordam a referida temática. Todavia, grande parte desses teóricos apontam para a relevância da construção e a utilização de jogos e brinquedos pedagógicos com o intuito de contribuírem para a alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português) de crianças surdas e ouvintes, como suportes no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam para o papel fundamental da ludicidade na fase de alfabetização, porém, nem todos os artigos analisados privilegiam a construção e o uso de jogos e brinquedos pedagógicos. Em relação à relevância da temática em tela, recomenda-se que futuros pesquisadores possam se aprofundar nos estudos dos jogos e brinquedos pedagógicos sob a perspectiva inclusiva e bilíngue para a criança surda e ouvinte em seu processo de alfabetização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Alfabetização bilíngue pt_BR
dc.subject Jogos pedagógicos pt_BR
dc.subject Brinquedos bilíngues pt_BR
dc.title Construção de brinquedos e jogos pedagógicos para alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue Libras-Português pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta