Resumo:
O artigo possui como objetivo geral a quantificação e a análise da construção de brinquedos e jogos pedagógicos no processo de alfabetização numa perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português). Para tanto, desenvolveu-se um estudo com o seguinte problema de pesquisa: qual é o papel da construção de brinquedos e jogos pedagógicos para a alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português)? Para responder esse questionamento, optou-se, como metodologia de pesquisa, a revisão bibliográfica exploratória e qualiquantitativa. De acordo com os teóricos que contribuíram para a realização deste trabalho e com os resultados encontrados nas buscas realizadas na plataforma de pesquisa Google Acadêmico, pode-se observar que há uma escassez de artigos que abordam a referida temática. Todavia, grande parte desses teóricos apontam para a relevância da construção e a utilização de jogos e brinquedos pedagógicos com o intuito de contribuírem para a alfabetização na perspectiva inclusiva e bilíngue (Libras-Português) de crianças surdas e ouvintes, como suportes no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam para o papel fundamental da ludicidade na fase de alfabetização, porém, nem todos os artigos analisados privilegiam a construção e o uso de jogos e brinquedos pedagógicos. Em relação à relevância da temática em tela, recomenda-se que futuros pesquisadores possam se aprofundar nos estudos dos jogos e brinquedos pedagógicos sob a perspectiva inclusiva e bilíngue para a criança surda e ouvinte em seu processo de alfabetização.