Repositório Institucional

A importância da produção do material bilíngue na educação de surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pereira, Janaí de Abreu
dc.contributor.author Maria, Elaine Cristina Farias
dc.date.accessioned 2022-05-17T11:59:55Z
dc.date.available 2022-05-17T11:59:55Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2508
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/i2VGrXf-sdU pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa objetiva analisar a importância do material didático bilíngue para o desenvolvimento de discentes surdos no contexto do ensino regular. Fruto da experiência referente à prática pedagógica exercida como Auxiliar d e Ensino Intérprete Educacional, no ano de 2017, na rede municipal do município de São José /SC, essa investigação caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito um discente surdo com múltiplas deficiências com 14 anos , suas vivências nas aulas de Geogra fia e a produção/adaptação de materiais didáticos bilíngues e destes conteúdos. Adotou-se o aporte teórico de pesquisadores da educação de surdos, tais como Albres (2015); Ampessan (2013); Campello (2008); Lacerda ( 1998), além de questões legislativas . Para a sistematização metodológica , escolheu-se a Pesquisa Narrativa. Essa abordagem procura estabelecer relações entre as ações do pesquisador e dos participantes ao exercitar a reflexão sobre a sua prática Os resultados apontam para a necessidade d e transformação dos moldes da escola regular atual, bem como direcionam reflexões importantes quanto à formação dos profissionais que atuam em contextos inclusivos, importância da interação , do espaço para as diferenças e dos materiais didáticos e pedagógicos vivenciados na educação de surdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Material didático bilíngue pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Pesquisa narrativa pt_BR
dc.subject Políticas educacionais pt_BR
dc.title A importância da produção do material bilíngue na educação de surdos pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta