Resumo:
Esta pesquisa objetiva analisar a importância do material didático bilíngue para o desenvolvimento de discentes surdos no contexto do ensino regular. Fruto da experiência referente à prática pedagógica exercida como Auxiliar d e Ensino Intérprete Educacional, no ano de 2017, na rede municipal do município de São José /SC, essa investigação caracterizada como estudo de caso, de cunho exploratório, tem como sujeito um discente surdo com múltiplas deficiências com 14 anos , suas vivências nas aulas de Geogra fia e a
produção/adaptação de materiais didáticos bilíngues e destes conteúdos. Adotou-se o aporte teórico de pesquisadores da educação de surdos, tais como Albres (2015); Ampessan (2013); Campello (2008); Lacerda ( 1998), além de questões legislativas . Para a sistematização metodológica , escolheu-se a Pesquisa Narrativa. Essa abordagem procura estabelecer relações entre as ações do pesquisador e dos participantes ao exercitar a reflexão sobre a sua prática Os resultados apontam para a necessidade d e transformação dos moldes da escola regular atual, bem como direcionam reflexões importantes quanto à formação dos profissionais que atuam em contextos inclusivos, importância da interação , do espaço para as diferenças e dos materiais didáticos e pedagógicos vivenciados na educação de surdos.