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A aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças surdas nos seus primeiros anos de vida

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dc.contributor.advisor Neves, Bruna Crescêncio
dc.contributor.author Vieira, Ana Carolina Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-05-17T12:31:35Z
dc.date.available 2022-05-17T12:31:35Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2509
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/-odXMoq-WJs pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho contribui com pesquisas relacionadas à vinculação do contexto familiar e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas desde os seus primeiros anos de vida. Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar a participação da família de dois surdos em seu processo de aquisição da língua de sinais. Especificamente, buscou investigar o contexto familiar da criança surda e discutir sobre a influência da família no comportamento da criança surda. Autores como Karnopp e Quadros (2001), Goldfeld (2002), Negrelli e Marcon (2008), Quadros e Cruz (2011), Goncalves (2015), Quadros (2017), Vilela e Martins (2019), entre outros contribuíram para esta pesquisa. Através das pesquisas exploratória e qualitativa, buscou-se colocar em foco o papel fundamental da família no processo da obtenção de uma linguagem que possibilita a construção e fortalecimento da identidade surda a partir de uma interação efetiva por meio do canal visual-espacial. Para explorar essa temática, uma entrevista semiestruturada foi realizada, através do Google Meet, com duas famílias de adolescentes surdos. A partir das informações coletadas, elaborou-se uma análise de dados para melhor entender a relação entre o ambiente familiar e a aquisição e uso da Libras pelo sujeito surdo. Foi possível concluir que a participação da família é elementar para o desdobramento do processo linguístico da criança surda, o que também envolve e se reflete em seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Isso evidencia a importância da conscientização de familiares e da sociedade como um todo para o fato de que problemas e frustrações podem ser evitados uma vez que se entenda que uma comunicação adequada, por meio da Libras, deve ser estabelecida com a criança tão logo quanto possível para lhe dar a base de comunicação determinante para sua participação e desenvolvimento nos mais distintos meios. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Aquisição pt_BR
dc.title A aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por crianças surdas nos seus primeiros anos de vida pt_BR
dc.title.alternative contexto familiar em foco pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


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