Resumo:
O presente trabalho contribui com pesquisas relacionadas à vinculação do contexto familiar e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais por crianças surdas desde os seus primeiros anos de vida. Nesse sentido, teve como objetivo geral analisar a participação da família de dois surdos em seu processo de aquisição da língua de sinais. Especificamente, buscou investigar o contexto familiar da criança surda e discutir sobre a influência da família no comportamento da criança surda. Autores como Karnopp e Quadros (2001), Goldfeld (2002), Negrelli e Marcon (2008), Quadros e Cruz (2011), Goncalves (2015), Quadros (2017), Vilela e Martins (2019), entre outros contribuíram para esta pesquisa. Através das pesquisas exploratória e qualitativa, buscou-se colocar em foco o papel fundamental da família no processo da obtenção de uma linguagem que possibilita a construção e fortalecimento da identidade surda a partir de uma interação efetiva por meio do canal visual-espacial. Para explorar essa temática, uma entrevista semiestruturada foi realizada, através do Google Meet, com duas famílias de adolescentes surdos. A partir das informações coletadas, elaborou-se uma análise de dados para melhor entender a relação entre o ambiente familiar e a aquisição e uso da Libras pelo sujeito surdo. Foi possível concluir que a participação da família é elementar para o desdobramento do processo linguístico da criança surda, o que também envolve e se reflete em seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Isso evidencia a importância da conscientização de familiares e da sociedade como um todo para o fato de que problemas e frustrações podem ser evitados uma vez que se entenda que uma comunicação adequada, por meio da Libras, deve ser estabelecida com a criança tão logo quanto possível para lhe dar a base de comunicação determinante para sua participação e desenvolvimento nos mais distintos meios.