dc.contributor.advisor |
Reis, Tatiane Folchini dos |
|
dc.contributor.author |
Bruch, Márcia Maria |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-17T14:39:15Z |
|
dc.date.available |
2022-05-17T14:39:15Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2512 |
|
dc.description |
Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/11O_EIYMLjc |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo apresenta um estudo de como os surdos utilizam o aplicativo
Telegram, e como as tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento da língua
de sinais desses sujeitos. A pesquisa feita de forma quali-quantitativa apresenta as
informações para análise de dados e mostra como a influência das mídias sociais têm,
de maneira informal, auxiliado na aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
como língua de instrução e do português, quanto à alfabetização na escrita, como
segunda língua para o indivíduo surdo. Documentos recentes, como a Base Nacional
Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), apontam a necessidade de estimular o
uso da tecnologia no âmbito da educação. Com o isolamento social em âmbito
mundial devido a Pandemia do coronavírus - COVID-19, apontou-se a necessidade da
utilização de ferramentas digitais, tornando-se indispensável no cotidiano dos
indivíduos. Nesse contexto, a tecnologia digital aplicada na comunicação é diária e
necessária. Sendo assim, os resultados da pesquisa constataram que o uso da
ferramenta Telegram pelos entrevistados contribuiu para a aquisição e
desenvolvimento linguístico nas duas línguas (Libras e Português) e facilitou a
comunicação bilíngue nas trocas de mensagens pelo aplicativo, cooperando na
alfabetização. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição de Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Redes Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Telegram. |
pt_BR |
dc.title |
A Informalidade das redes sociais no auxílio da aprendizagem da Libras |
pt_BR |
dc.title.alternative |
uma análise do aplicativo Telegram |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) |
pt_BR |
local.institution.campus |
Câmpus Palhoça Bilíngue |
pt_BR |
local.institution |
IFSC |
pt_BR |