Repositório Institucional

A Informalidade das redes sociais no auxílio da aprendizagem da Libras

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Reis, Tatiane Folchini dos
dc.contributor.author Bruch, Márcia Maria
dc.date.accessioned 2022-05-17T14:39:15Z
dc.date.available 2022-05-17T14:39:15Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2512
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/11O_EIYMLjc pt_BR
dc.description.abstract O artigo apresenta um estudo de como os surdos utilizam o aplicativo Telegram, e como as tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento da língua de sinais desses sujeitos. A pesquisa feita de forma quali-quantitativa apresenta as informações para análise de dados e mostra como a influência das mídias sociais têm, de maneira informal, auxiliado na aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução e do português, quanto à alfabetização na escrita, como segunda língua para o indivíduo surdo. Documentos recentes, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), apontam a necessidade de estimular o uso da tecnologia no âmbito da educação. Com o isolamento social em âmbito mundial devido a Pandemia do coronavírus - COVID-19, apontou-se a necessidade da utilização de ferramentas digitais, tornando-se indispensável no cotidiano dos indivíduos. Nesse contexto, a tecnologia digital aplicada na comunicação é diária e necessária. Sendo assim, os resultados da pesquisa constataram que o uso da ferramenta Telegram pelos entrevistados contribuiu para a aquisição e desenvolvimento linguístico nas duas línguas (Libras e Português) e facilitou a comunicação bilíngue nas trocas de mensagens pelo aplicativo, cooperando na alfabetização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Aquisição de Linguagem pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.subject Telegram. pt_BR
dc.title A Informalidade das redes sociais no auxílio da aprendizagem da Libras pt_BR
dc.title.alternative uma análise do aplicativo Telegram pt_BR
dc.type Article pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta