Resumo:
O artigo apresenta um estudo de como os surdos utilizam o aplicativo
Telegram, e como as tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento da língua
de sinais desses sujeitos. A pesquisa feita de forma quali-quantitativa apresenta as
informações para análise de dados e mostra como a influência das mídias sociais têm,
de maneira informal, auxiliado na aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
como língua de instrução e do português, quanto à alfabetização na escrita, como
segunda língua para o indivíduo surdo. Documentos recentes, como a Base Nacional
Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), apontam a necessidade de estimular o
uso da tecnologia no âmbito da educação. Com o isolamento social em âmbito
mundial devido a Pandemia do coronavírus - COVID-19, apontou-se a necessidade da
utilização de ferramentas digitais, tornando-se indispensável no cotidiano dos
indivíduos. Nesse contexto, a tecnologia digital aplicada na comunicação é diária e
necessária. Sendo assim, os resultados da pesquisa constataram que o uso da
ferramenta Telegram pelos entrevistados contribuiu para a aquisição e
desenvolvimento linguístico nas duas línguas (Libras e Português) e facilitou a
comunicação bilíngue nas trocas de mensagens pelo aplicativo, cooperando na
alfabetização.