Repositório Institucional

Intervenções assistidas por animais e a influência no desenvolvimento da linguagem de uma criança surda

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Voos, Ivani Cristina
dc.contributor.author Viana, Gabriela da Costa
dc.date.accessioned 2022-05-17T18:44:39Z
dc.date.available 2022-05-17T18:44:39Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2514
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/T63DRgQmE7Q pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata do estudo no contexto das Intervenções Assistidas por Animais - IAAs, na utilização de cães como mediadores para o desenvolvimento da linguagem de uma criança surda. É sabido no que refere ao processo de ensino aprendizagem que os animais desenvolvem de forma significativa a melhora das práticas pedagógicas e são capazes de promover espaços adequados para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. As Intervenções Assistidas por Animais podem fazer uso de cães como mediadores terapêuticos considerando a abordagem científica interdisciplinar nas áreas da saúde e educação. Embora a área seja um campo de estudo pouco explorado academicamente no Brasil, pode-se perceber sua intenção e êxito no desenvolvimento das variadas habilitações humanas e por isso apontamos a importância dessa pesquisa que foi realizada através da observação de uma criança surda que participou de atividades de aprendizagem voltadas para aquisição de linguagem na presença de cães e desta forma foi possível verificar como ocorreu a interação. Neste trabalho serão analisadas duas sessões de IAAs realizadas uma na modalidade presencial e outra na modalidade remota, em virtude da pandemia da Covid-19, as sessões foram gravadas com autorização da família e posteriormente transcritas para a realização da análise. É possível inferir, do recorte proposto que, a sessão presencial foi mais significativa, pensando que a criança surda ainda precisa do contato visual diferente daquele conseguido pela atividade remota, mesmo assim é perceptível a mudança na linguagem da criança participante, bem como, a relação estabelecida com o cão e com o assunto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Intervenções Assistidas por Animais pt_BR
dc.subject Aquisição da linguagem pt_BR
dc.subject Criança surda pt_BR
dc.subject Cães. pt_BR
dc.title Intervenções assistidas por animais e a influência no desenvolvimento da linguagem de uma criança surda pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta