dc.contributor.advisor |
Voos, Ivani Cristina |
|
dc.contributor.author |
Viana, Gabriela da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-17T18:44:39Z |
|
dc.date.available |
2022-05-17T18:44:39Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2514 |
|
dc.description |
Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/T63DRgQmE7Q |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho trata do estudo no contexto das Intervenções Assistidas por Animais - IAAs, na utilização de cães como mediadores para o desenvolvimento da linguagem de uma criança surda. É sabido no que refere ao processo de ensino aprendizagem que os animais desenvolvem de forma significativa a melhora das práticas pedagógicas e são capazes de promover espaços adequados para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. As Intervenções Assistidas por Animais podem fazer uso de cães como mediadores terapêuticos considerando a abordagem científica interdisciplinar nas áreas da saúde e educação. Embora a área seja um campo de estudo pouco explorado
academicamente no Brasil, pode-se perceber sua intenção e êxito no desenvolvimento das variadas habilitações humanas e por isso apontamos a importância dessa pesquisa que foi realizada através da observação de uma criança surda que participou de atividades de aprendizagem voltadas para aquisição de linguagem na presença de cães e desta forma foi possível verificar como ocorreu a interação. Neste trabalho serão analisadas duas sessões de IAAs realizadas uma na modalidade presencial e outra na modalidade remota, em virtude da pandemia da Covid-19, as sessões foram gravadas com autorização da família e posteriormente transcritas para a realização da análise. É possível inferir, do recorte proposto que, a sessão presencial foi mais significativa, pensando que a criança surda ainda precisa do contato visual diferente daquele conseguido pela atividade remota, mesmo assim é perceptível a mudança na linguagem da criança participante, bem como, a relação estabelecida com o cão e com o assunto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenções Assistidas por Animais |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição da linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Criança surda |
pt_BR |
dc.subject |
Cães. |
pt_BR |
dc.title |
Intervenções assistidas por animais e a influência no desenvolvimento da linguagem de uma criança surda |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) |
pt_BR |
local.institution.campus |
Câmpus Palhoça Bilíngue |
pt_BR |
local.institution |
IFSC |
pt_BR |