Resumo:
Este trabalho trata do estudo no contexto das Intervenções Assistidas por Animais - IAAs, na utilização de cães como mediadores para o desenvolvimento da linguagem de uma criança surda. É sabido no que refere ao processo de ensino aprendizagem que os animais desenvolvem de forma significativa a melhora das práticas pedagógicas e são capazes de promover espaços adequados para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. As Intervenções Assistidas por Animais podem fazer uso de cães como mediadores terapêuticos considerando a abordagem científica interdisciplinar nas áreas da saúde e educação. Embora a área seja um campo de estudo pouco explorado
academicamente no Brasil, pode-se perceber sua intenção e êxito no desenvolvimento das variadas habilitações humanas e por isso apontamos a importância dessa pesquisa que foi realizada através da observação de uma criança surda que participou de atividades de aprendizagem voltadas para aquisição de linguagem na presença de cães e desta forma foi possível verificar como ocorreu a interação. Neste trabalho serão analisadas duas sessões de IAAs realizadas uma na modalidade presencial e outra na modalidade remota, em virtude da pandemia da Covid-19, as sessões foram gravadas com autorização da família e posteriormente transcritas para a realização da análise. É possível inferir, do recorte proposto que, a sessão presencial foi mais significativa, pensando que a criança surda ainda precisa do contato visual diferente daquele conseguido pela atividade remota, mesmo assim é perceptível a mudança na linguagem da criança participante, bem como, a relação estabelecida com o cão e com o assunto.