Repositório Institucional

Experiências de surdos adultos acerca do processo de alfabetização e letramento

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Neves, Bruna Crescêncio
dc.contributor.author Lima, Thalita Aparecida Correia de
dc.date.accessioned 2022-05-17T19:05:13Z
dc.date.available 2022-05-17T19:05:13Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2515
dc.description Resumo em Libras disponível: https://youtu.be/kmp1ab-I5MY pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa está relacionada aos estudos que tratam da alfabetização e letramento de pessoas surdas e tem como objetivo geral conhecer as experiências de adultos surdos durante a sua trajetória escolar no que se refere ao processo de apropriação do Português como segunda língua. Como objetivos específicos, busca investigar possíveis diferenças nas metodologias utilizadas na alfabetização e letramento e discutir as potencialidades didáticas e pedagógicas que podem contribuir às pesquisas que tratam do aprendizado de Português como segunda língua para surdos nas series iniciais. Como referência, a presente pesquisa traz autores da área de alfabetização e letramento (SOARES, 2003) e, especialmente, daqueles que tratam da alfabetização e letramento de crianças surdas (BROCHADO, 2003); (QUADROS e NEVES, 2017); (FERNANDES, 2006); (QUADROS e SCHMIEDT, 2006). Por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, foi realizada uma entrevista pela plataforma Zoom com duas participantes surdas. Com base nos dados coletados, foi possível perceber as variadas experiências no processo de alfabetização e letramento em razão dos diferentes contextos educacionais para surdos - inclusão e bilíngue. Além do mais, os dados evidenciam o papel da língua de sinais como língua de instrução, de interação e de significação do aprendizado do Português como segunda língua. Acredita-se que os resultados obtidos poderão contribuir para o fortalecimento de práticas de alfabetização e letramento que contemplem a especificidade linguística dos surdos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Português como segunda língua pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento. pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.title Experiências de surdos adultos acerca do processo de alfabetização e letramento pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta