Resumo:
Esta pesquisa está relacionada aos estudos que tratam da alfabetização e letramento de pessoas surdas e tem como objetivo geral conhecer as experiências de adultos surdos durante a sua trajetória escolar no que se refere ao processo de apropriação do Português como segunda língua. Como objetivos específicos, busca investigar possíveis diferenças nas metodologias utilizadas na alfabetização e letramento e discutir as potencialidades didáticas e pedagógicas que podem contribuir às pesquisas que tratam do aprendizado de Português como segunda língua para surdos nas series iniciais. Como referência, a presente pesquisa traz autores da área de alfabetização e letramento (SOARES, 2003) e, especialmente, daqueles que tratam da alfabetização e letramento de crianças surdas (BROCHADO, 2003); (QUADROS e NEVES, 2017); (FERNANDES, 2006); (QUADROS e SCHMIEDT, 2006). Por meio de um estudo de caso de abordagem qualitativa, foi realizada uma entrevista pela plataforma Zoom com duas participantes surdas. Com base nos dados coletados, foi possível perceber as variadas experiências no processo de alfabetização e letramento em razão dos diferentes contextos educacionais para surdos - inclusão e bilíngue. Além do mais, os dados evidenciam o papel da língua de sinais como língua de instrução, de interação e de significação do aprendizado do Português como segunda língua. Acredita-se que os resultados obtidos poderão contribuir para o fortalecimento de práticas de alfabetização e letramento que contemplem a especificidade linguística dos surdos.