Repositório Institucional

A afetividade no desenvolvimento da criança na educação infantil e o cenário da pandemia Covid-19

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Jung, Ana Paula
dc.contributor.author Alves, Lara Ribeiro
dc.date.accessioned 2022-05-17T19:25:59Z
dc.date.available 2022-05-17T19:25:59Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2516
dc.description Resumo em Libras disponível: https://www.youtube.com/watch?v=MYPeNyhgbT8 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo central refletir acerca da afetividade relacionada ao desenvolvimento infantil, no contexto da pandemia em virtude da Covid-19. Com isso, busca sugerir elementos que possam contribuir para a reflexão do educador perante seu fazer pedagógico, apresentando-lhe a importância da afetividade e as contribuições que a mesma pode trazer para o desenvolvimento da criança na educação infantil. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e bibliográfico. Para a efetivação do estudo foram escolhidos autores referência para a discussão do tema central, sendo eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henry Wallon. Além disso, tomou-se como base publicações normativas que regulam a Educação Infantil no Brasil. A partir do estudo elaborado, conclui-se que o período da infância é uma fase na qual ocorre o desenvolvimento integral da criança e, para isso, é necessário oferecer subsídios a fim de contemplar cada indivíduo, respeitando suas particularidades, principalmente no que se refere a aspectos afetivos e emocionais. Por outro lado, o contexto da pandemia Covid-19 exige, de pais e educadores, especial atenção para o cuidado afetivo da infância, além de reflexões acerca da reorganização dos espaços escolares para a inserção/reinserção das crianças após o período de restrições sanitárias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Contexto de pandemia. pt_BR
dc.title A afetividade no desenvolvimento da criança na educação infantil e o cenário da pandemia Covid-19 pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Curso Superior de Pedagogia Bilíngue (Libras - Português) pt_BR
local.institution.campus Câmpus Palhoça Bilíngue pt_BR
local.institution IFSC pt_BR
local.contributor.coadvisor Bär, Eliana Cristina


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta