Resumo:
O presente artigo tem como objetivo central refletir acerca da afetividade relacionada ao desenvolvimento infantil, no contexto da pandemia em virtude da Covid-19. Com isso, busca sugerir elementos que possam contribuir para a reflexão do educador perante seu fazer pedagógico, apresentando-lhe a importância da afetividade e as contribuições que a mesma pode trazer para o desenvolvimento da criança na educação infantil. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo e bibliográfico. Para a efetivação do estudo foram escolhidos autores referência para a discussão do tema central, sendo eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henry Wallon. Além disso, tomou-se como base publicações normativas que regulam a Educação Infantil no Brasil. A partir do estudo elaborado, conclui-se que o período da infância é uma fase na qual ocorre o desenvolvimento integral da criança e, para isso, é necessário oferecer subsídios a fim de contemplar cada indivíduo, respeitando suas particularidades, principalmente no que se refere a aspectos afetivos e emocionais. Por outro lado, o contexto da pandemia Covid-19 exige, de pais e educadores, especial atenção para o cuidado afetivo da infância, além de reflexões acerca da reorganização dos espaços escolares para a inserção/reinserção das crianças após o período de restrições sanitárias.