Resumo:
O presente estudo visa analisar os possíveis impactos do novo algoritmo do Google,
o Page Experience, no ranqueamento e visibilidade de empresas para usuários do buscador da internet. Além de avaliar a importância da atualização das estratégias e
técnicas de Search Engine Optimization (SEO) no marketing de conteúdo, para
atender essas novas métricas e manter marcas visíveis para usuários nas melhores
posições de ranqueamento do buscador. O Google foi escolhido como foco de estudo
por ser o buscador mais utilizado no Brasil e no mundo, atualizando frequentemente
as regras de posicionamento de conteúdos em suas páginas, e influenciando públicos
de relacionamento das marcas. Para conduzir o estudo foi realizada uma análise
qualitativa e exploratória de pesquisas, artigos e guias publicados por agências de
marketing de conteúdo do Brasil, especializadas em SEO, considerando que são fontes de referência inicial sobre o tema, ainda novo e não totalmente claro para
produtores de conteúdo de marketing digital. Também se utilizou a ferramenta de
medição Page Speed Insights, do Google, que permitiu analisar se sites estão
otimizados para o Page Experience. Constatou-se que as novas métricas de
experiência de usuário interferiram no ranking de empresas no Google, mas, não
foram determinantes para que usuários deixassem de navegar por páginas web que
não atendem às métricas do novo algoritmo, ou atendem parcialmente.