Resumo:
O termo Multiletramentos pode ser definido como uma forma plural de letramento,
reconhecendo a multiplicidade social de discursos, tanto pelo viés da diversidade de
contextos culturais e linguísticos (multiculturalidade) quanto da diversidade de modos
de significação (multimodalidade) (TILIO, 2021). Nesse sentido, o presente artigo tem
por objetivo fazer um levantamento das publicações referentes a práticas que
envolvam os multiletramentos no ensino da língua portuguesa para os anos iniciais do
ensino fundamental, no recorte temporal dos últimos quatro anos (2019 a 2022). A
pesquisa caracteriza-se como básica, sendo exploratória e descritiva, de abordagem
qualitativa e COM fontes de informação do tipo bibliográficas. A coleta de dados
ocorreu a partir dos sites Google Acadêmico, Capes e Scielo. Como resultados, podese destacar que há poucos estudos que correspondam aos critérios de busca,
totalizando apenas cinco artigos. Desse modo, esta pesquisa pode servir de base para
futuros trabalhos referentes às práticas dos Multiletramentos nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, pois sintetiza os resultados publicados sobre a temática no
tempo correspondente.