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O livro-jogo como um jogo de aprendizagem voltado ao ensino de física

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dc.contributor.advisor Santos, Israel Müller dos
dc.contributor.author Silva, Guilherme Rosso da
dc.date.accessioned 2023-06-02T11:33:38Z
dc.date.available 2023-06-02T11:33:38Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/2831
dc.description.abstract Pesquisas recentes relatam que existe desmotivação em aprender Física por parte do alunado. Dentre as causas para isso, é mencionado que as aulas desse componente curricular costumam ser desenvolvidas tomando como base o modelo de ensino tradicional. A fim de superar essa problemática, é proposta a implementação de metodologias alternativas, dentre elas, os jogos de aprendizagem. Levando isso em consideração, a questão problema investigada neste estudo é a seguinte: como propor um jogo de aprendizagem, diferente dos já existentes, que vise contribuir para o Ensino de Física? Em consequência disso, ele tem como objetivo conceber um protótipo de um livro-jogo, estruturado como um jogo de aprendizagem, que vise contribuir para o Ensino de Física. Com o intuito de atingir esse objetivo, a metodologia foi composta de dois momentos. No primeiro deles escreveu-se o protótipo do livro-jogo envolvendo conhecimentos de Física. Já no segundo momento, realizou-se uma análise desse material partindo dos seguintes critérios: (1) quais adaptações foram realizadas em relação às características dos livros-jogo tradicionais (tipo Fighting Fantasy) para que o foco do protótipo do livro-jogo fosse o aprendizado; (2) de que forma as quatros características dos jogos propostas por McGonigal (2012) estão presentes no protótipo do livro-jogo visando à aprendizagem; e (3) como os princípios da Teoria da autodeterminação podem ser articulados por meio do protótipo do livro-jogo. Como resultados, identificou-se que o material elaborado contemplou conhecimentos de Física, como foi o caso de conceitos de mecânica, termodinâmica e ondulatória. Além disso, verificou-se que as adaptações feitas em relação às características do livro-jogo tradicional, bem como no tocante àquelas dos jogos em si, conseguiram operacionalizar atributos dos jogos de aprendizagem no protótipo do livro-jogo. No mais, constatou-se que ele pode ser capaz de promover a satisfação de algumas necessidades psicológicas básicas propostas pela Teoria da Autodeterminação. Sendo assim, é possível concluir que o material pode contribuir na elaboração de um novo jogo de aprendizagem com foco no Ensino de Física. Ademais, pelas características desse material, pode-se supor que, caso esse novo jogo siga seus pressupostos, ele teria potencial de colaborar no enfrentamento da problemática da desmotivação dos estudantes em aprender Física. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Jogo de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Livro-jogo pt_BR
dc.subject Teoria da Autodeterminação pt_BR
dc.title O livro-jogo como um jogo de aprendizagem voltado ao ensino de física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciado em Física pt_BR
local.contributor.coadvisor Knöpker, Mônica


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