Resumo:
O presente trabalho aborda a temática da sexualidade precoce na educação
especial e como ela se destaca de forma precoce em meninas de fase pré adolescência isso torna o estudo dessa temática ainda mais importante. Muitas
dessas crianças são vistas como carinhosas ao extremo e superprotetoras,
expressando desejos e emoções o que resulta em preconceito relacionado a sua
condição física e mental. Diante disso, a forma como o corpo docente escolar está
preparados para trabalhar com o desenvolvimento precoce da sexualidade em
meninas com deficiência nas turmas do ensino regular ainda requer muito
aperfeiçoamento. O presente estudo analisa como o corpo docente é preparado
para lidar com tal situação e também as possíveis causas que desencadeiam a
sexualidade precoce em crianças com educação especial. O estudo foi realizado
através de uma revisão bibliográfica que usa como metodologia um estudo
bibliográfico qualitativo, onde buscou-se revisar artigos publicados das plataformas
Google acadêmico, Scielo e Periódico Capes dos últimos três anos, chegando aos
principais autores: Carvalho (2020), Farias (2020), Longhtano (2020), Lima(2022),
Bortolozzi (2020) e Fonseca (2021). Concluiu-se a partir do estudo que os docentes
não possuem formação docente suficiente lidar com a situação bem como não é
necessária e indispensável a preparação de todo corpo docente que está em contato
com crianças da educação sexual, visando sempre o efetivo respeito e a ética e a
empatia.