Resumo:
O presente artigo tem como objetivo central analisar de que modo a ludicidade pode contribuir no processo de desenvolvimento de linguagem de crianças surdas em espaços educacionais de educação infantil. Para isso, realizamos uma pesquisa descritiva e bibliográfica, articulando referenciais teóricos da área da educação bilíngue (Libras-Português) com referenciais teóricos acerca da ludicidade. O público alvo da pesquisa foram profissionais surdos e ouvintes que atuam com crianças surdas, na região da grande Florianópolis. De acordo com os resultados advindos da aplicação dos formulários de pesquisa, elencamos quatro pontos de observação (categorias teóricas) que embasaram a análise dos dados, quais sejam: i) a relação da família com a Libras; ii) aquisição tardia da linguagem/outros comprometimentos; iii) o uso da Libras na escola; iv) o lugar da ludicidade nas práticas pedagógicas. Observou-se, ainda, que é fundamental a participação da família na educação de seus filhos, também notou-se que a aquisição tardia da linguagem acarreta grandes prejuízos linguísticos, além do que a ludicidade e a Libras tem papel fundamental para todos os desenvolvimentos das crianças surdas. Foi possível concluir, portanto, que a ludicidade contribui para a aquisição de linguagem no processo do desenvolvimento da linguagem, mas é necessário o olhar atento às especificidades das crianças surdas, além da família, escola e sociedade em geral.