Resumo:
A questão climática tem ganhado ênfase nos estudos em diversos setores da economia e não tem sido diferente com a vitivinicultura. Isso fica evidente com o crescente número de publicações sobre o tema em periódicos e eventos de relevância internacional. Muitos trabalhos tem focado na questão climática propriamente dita, outros nas questões agronômicas e adaptativas dos cultivos e outras abordagens tem sido focadas nos aspectos socioeconômicos. Este trabalho, por sua vez, aborda a questão da percepção dos produtores quanto aos impactos das mudanças climáticas. De forma mais precisa, o objetivo
principal foi avaliar a percepção dos produtores de uva e de vinho nas diferentes regiões do país sobre o efeito das mudanças do clima na atividade e identificar quais ações têm sido adotadas para adaptação a esses impactos. Como etapas principais para sua execução, foi elaborada uma revisão da literatura acerca dos principais temas abordados no projeto e uma
caracterização das regiões produtoras de vinho no país orientada pelos tipos de vitivinicultura. Após isso, buscou-se, por meio de pesquisa descritiva, utilizando um questionário estruturado, levantar dados primários e secundários, para avaliar a percepção dos produtores sobre as mudanças climáticas no setor vitivinícola e como eles tem procurado adotar ações visando a adaptação. Com base nos dados analisados, foram identificadas as principais práticas em curso e os desafios para o futuro voltados à adaptação às mudanças do clima
na vitivinicultura brasileira. Observou-se que 80% produtores participantes da
pesquisa apontam que sua produção tem sido afetada de alguma maneira
pelas mudanças do clima e relacionam os problemas de produtividade e
qualidade a esses fenômenos. Por fim, como principal resultado, foram sistematizados subsídios para a tomada de decisão tanto dos produtores, como do setor público e para
comunicar com os diferentes meios, foi produzida uma Nota Técnica com essas recomendações, bem como gerado um artigo científico já submetido para publicação.