Resumo:
Para o completo desenvolvimento da sociedade é de grande relevância que todos
tenham acesso à educação, seja ela na modalidade presencial ou ensino a
distância. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a
modalidade de Educação a Distância (EAD) foi a que mais sofreu mudanças nos
últimos anos, possibilitando que o ensino seja mediado por um professor ou um tutor
a distância, interagindo de forma síncrona ou assíncrona. Com o advento das TICs a
experimentação remota (ER) surge como ferramenta para auxiliar os estudantes no
processo de ensino/aprendizagem possibilitando operar um experimento real mesmo
estando distante deste. O objetivo desta pesquisa é propor formas de integrar a ER
no processo de ensino/aprendizagem. Quanto ao método, adotou-se uma pesquisa
bibliográfica, com abordagem qualitativa buscando apresentar a ER. Nos resultados
buscou-se atingir o objetivo da pesquisa trazendo as vantagens deste recurso, os
desafios encontrados para a sua adoção e por fim os caminhos para a sua utilização
no ambiente educacional. Conclui-se que a ER pode ser utilizada nas modalidades
de ensino presencial e a distância, quando em consonância com o processo de
ensino contribui significativamente para a construção do conhecimento e habilidade
do aluno que, serão absorvidos na experimentação prática, além de proporcionar um
complemento à abordagem dos conteúdos apoiando os educadores nas suas
práticas pedagógicas.