Resumo:
A presente pesquisa vem mostrar que os novos métodos de ensino são
eficazes e despertam o interesse do aluno porque o coloca no centro do processo. O
ponto de partida foi elaborar um projeto que solucionasse algum problema do dia a
dia relacionado a tecnologias, então foi formado um grupo com alunos do 7º ano do
ensino fundamental na escola Judith Duarte de Oliveira, localizada em Itajaí –SC. Este
grupo teve a ideia de criar uma casa automatizada, onde as pessoas com dificuldade
de locomoção pudessem acender as lâmpadas por meio de um aplicativo de celular.
A partir dessa ideia inicial surgiu o projeto e a pesquisa elaborada vem mostrando e
relatando como foi o processo de criação da maquete. Argumentamos que essa forma
de ensinar é envolvente e faz com que os alunos fiquem engajados em aprender e a
superar suas dificuldades através de pesquisas, leitura, além de vídeos do Youtube
como uma nova forma de obter informação. Conforme planejamento elaborado por
nós mediadores do processo, os alunos seguiram algumas etapas conforme tabela
descrita na metodologia. Os resultados foram impressionantes, apesar de ser um
grupo pequeno, todos os alunos aprenderam de forma rápida e eficaz conteúdos até
então desconhecidos, tudo isso motivado pela própria ideia que eles tiveram de
construir uma maquete automatizada utilizando Arduino, placa Protoboard, cabos de
rede para retirar os fios, alguns objetos recicláveis como papelão e outros recursos
doados pela escola.