Resumo:
Este estudo evidencia a evolução da educação a distância com a participação das
novas tecnologias, assim como é uma amostra do déficit da alfabetização digital,
caracterizada pela falta e/ou escassez de ensino das tecnologias da informação e
comunicação - TICs na educação básica. Sua principal consequência são as
dificuldades no uso das tecnologias para acadêmicos optantes do ensino na
modalidade de educação a distância. O objetivo é compreender e analisar as
dificuldades encontradas pelos ingressantes em curso de educação a distância
perante o letramento digital, visando buscar alternativas para inclusão digital
daqueles que que por sua vez já foram suprimidos e alienados da evolução que
vem sendo feita na educação através das tecnologias. Ressalta-se também que
a responsabilidade do letramento digital é de todos os envolvidos, desta forma
toda devem buscar alternativas para suprir as deficiências encontradas ao longo
do processo educacional, criando novas possibilidades de ensino de tecnologias
na educação. Conclui-se que existem acadêmicos que ao chegar no processo de
aprendizagem na metodologia de educação a distância são surpreendidos pela
falta da alfabetização digital, sendo necessário ações efetivas das universidades
para suprir a falta de letramento digital ocorrida no ensino básico.