Resumo:
A contação de história vem acompanhando a evolução da humanidade. Antes ela
acontecia através de desenhos nas paredes, depois em cada porto um marujo
surgia para narrar histórias de terras distantes, logo a contação oral ganhou vida
nova com os romances e os contos escritos, a seguir vieram o teatro, o cinema, a TV
e a internet, nasceu, assim o Storytelling Digital. O SD acompanha também a
comunidade escolar e é um importante aliado à educação. O presente trabalho tem
por objetivo analisar como o Storytelling Digital tem sido tratado nas pesquisas
relacionadas à educação, verificando a exploração no contexto educacional
brasileiro através de pesquisa descritiva nos periódicos Capes e Google Acadêmico,
para tanto, inicia-se através da pesquisa bibliográfica versando sobre o surgimento
do termo Storytelling Digital, como ele se relaciona com a evolução da web e como
tem explodido nas mídias sociais. Essa explosão chegou às salas de aula com
videoaulas e tutoriais dos mais variados temas. Com a pesquisa bibliométrica e
dados advindos, pretende-se pontuar os descritores mais comuns utilizados no
contexto estrangeiro, por sua vez identificar as perquirições relacionadas ao SD e
constatar o seu espaço enquanto ferramenta didática. Por fim, percebe-se que no
contexto brasileiro, enquanto ferramenta didática, ainda há muito a ser trabalhado, já
no contexto estrangeiro, notam-se grandes e crescentes números no avanço do
estudo do tema e seus descritores.