Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso de especialização em Tecnologias
para Educação Profissional analisou o recurso de registro de alunos com chegadas
tardias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
(IFSC), câmpus Canoinhas. O objetivo é demonstrar a viabilidade de adaptação e
utilização de recursos disponíveis gratuitamente, para atender as demandas de
gestão, neste caso a ferramenta “Google Drive” e seus aplicativos. Os dados
analisados foram recolhidos no período de 25 de julho de 2018 à 14 de novembro de
2018, e são referentes ao acompanhamento e registros de alunos dos cursos
Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Como metodologia houve a criação do recurso
de registro de alunos com chegadas tardias, posteriormente a capacitação dos
indivíduos envolvidos; a orientação aos alunos, a implantação do sistema, a
compilação das informações recolhidas e posterior análise desses dados. Houve
também a aplicação de um formulário de perguntas de pesquisa direcionado a alguns
servidores do câmpus das mais diversas áreas de atuação, com intuito de avaliar o
recurso e a relevância dos dados obtidos.