| dc.contributor.advisor | Costa, Samuel | |
| dc.contributor.author | Costa, Angeluce | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-17T11:45:30Z | |
| dc.date.available | 2019-06-17T11:45:30Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/880 | |
| dc.description | Disponível na versão on-line | pt_BR |
| dc.description.abstract | (Especificidades dos educandos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá - SC). A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que atende indivíduos que muitas vezes estão à margem da sociedade e que por motivo qualquer não conseguiram concluir os estudos. A EJA constitui uma oportunidade de melhoria das condições de vida e de superação da exclusão de parte da população. Neste contexto, o PROEJA surgiu com o objetivo de atender os jovens e adultos por meio da oferta de um ensino básico integrado ao ensino técnico, contribuindo assim com a formação e reinserção desses alunos no mercado de trabalho. O público destas modalidades de ensino é bastante heterogêneo e com suas especificidades. O objetivo deste trabalho foi conhecer as especificidades dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus de Araranguá. Foi aplicado um questionário para 10 alunos do curso em questão com perguntas fechadas. Para a análise das respostas das questões objetivas, utilizou-se um padrão de contagem, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. A maioria é do gênero masculino, casado, pertencente a faixa etária de 41 a 50 anos, empregados, oriundo de escolas públicas, a mais de 12 anos afastados da escola e pararam de estudar para trabalhar. Voltaram para a escola em busca de um futuro melhor e atraídos pela qualidade de ensino do IFSC. Como empecilho para a realização do curso estão encontrando a dificuldade em algumas matérias e o que mais gostam no curso são os conhecimentos adquiridos. 70% dos alunos após o término do curso pretendem realizar um PROEJA de ensino médio. O público em questão é bastante diversificado, por isso é importante conhecer as especificidades dos alunos que freqüentam cursos PROEJA, para que assim possamos nortear as práticas pedagógicas utilizadas para a construção dos conhecimentos. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Especificidades dos educandos do curso PROEJA FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá - SC | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| local.institution.discipline | Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA | pt_BR |
| local.institution.campus | aru | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |