dc.contributor.advisor |
Costa, Samuel |
|
dc.contributor.author |
Costa, Angeluce |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-17T11:45:30Z |
|
dc.date.available |
2019-06-17T11:45:30Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/880 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
(Especificidades dos educandos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá - SC). A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que atende indivíduos que muitas vezes estão à margem da sociedade e que por motivo qualquer não conseguiram concluir os estudos. A EJA constitui uma oportunidade de melhoria das condições de vida e de superação da exclusão de parte da população. Neste contexto, o PROEJA surgiu com o objetivo de atender os jovens e adultos por meio da oferta de um ensino básico integrado ao ensino técnico, contribuindo assim com a formação e reinserção desses alunos no mercado de trabalho. O público destas modalidades de ensino é bastante heterogêneo e com suas especificidades. O objetivo deste trabalho foi conhecer as especificidades dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus de Araranguá. Foi aplicado um questionário para 10 alunos do curso em questão com perguntas fechadas. Para a análise das respostas das questões objetivas, utilizou-se um
padrão de contagem, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. A maioria é do gênero masculino, casado, pertencente a faixa etária de 41 a 50 anos, empregados, oriundo de escolas públicas, a mais de 12 anos afastados da escola e pararam de estudar para trabalhar. Voltaram para a escola em busca de um futuro melhor e atraídos pela qualidade de ensino do IFSC. Como empecilho para a realização do curso estão encontrando a dificuldade em algumas matérias e o que mais gostam no curso são os conhecimentos adquiridos. 70% dos alunos após o término do curso pretendem realizar um PROEJA de ensino médio. O público em questão é bastante diversificado, por isso é importante conhecer as especificidades dos alunos que freqüentam cursos PROEJA, para que assim possamos nortear as práticas pedagógicas utilizadas para a construção dos conhecimentos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Especificidades dos educandos do curso PROEJA FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Araranguá - SC |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |