Resumo:
(Especificidades dos educandos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Araranguá - SC). A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que atende indivíduos que muitas vezes estão à margem da sociedade e que por motivo qualquer não conseguiram concluir os estudos. A EJA constitui uma oportunidade de melhoria das condições de vida e de superação da exclusão de parte da população. Neste contexto, o PROEJA surgiu com o objetivo de atender os jovens e adultos por meio da oferta de um ensino básico integrado ao ensino técnico, contribuindo assim com a formação e reinserção desses alunos no mercado de trabalho. O público destas modalidades de ensino é bastante heterogêneo e com suas especificidades. O objetivo deste trabalho foi conhecer as especificidades dos alunos do curso PROEJA-FIC do Instituto Federal de Santa Catarina do câmpus de Araranguá. Foi aplicado um questionário para 10 alunos do curso em questão com perguntas fechadas. Para a análise das respostas das questões objetivas, utilizou-se um
padrão de contagem, sendo os resultados apresentados em forma de gráficos. A maioria é do gênero masculino, casado, pertencente a faixa etária de 41 a 50 anos, empregados, oriundo de escolas públicas, a mais de 12 anos afastados da escola e pararam de estudar para trabalhar. Voltaram para a escola em busca de um futuro melhor e atraídos pela qualidade de ensino do IFSC. Como empecilho para a realização do curso estão encontrando a dificuldade em algumas matérias e o que mais gostam no curso são os conhecimentos adquiridos. 70% dos alunos após o término do curso pretendem realizar um PROEJA de ensino médio. O público em questão é bastante diversificado, por isso é importante conhecer as especificidades dos alunos que freqüentam cursos PROEJA, para que assim possamos nortear as práticas pedagógicas utilizadas para a construção dos conhecimentos.