Resumo:
A presente pesquisa é movida pelos questionamentos a respeito da acessibilidade no ambiente da biblioteca, assim apresenta os conceitos de acessibilidade e a sua importância na biblioteca escolar durante a Educação de Jovens e Adultos. O trabalho iniciou com a aplicação do questionário sobre Acessibilidade do serviço de referência na Biblioteca do IF-SC Câmpus Araranguá. Os usuários desta pesquisa são os alunos que apresentam as características advindas da Educação de Jovens
e Adultos e dos cursos técnicos de Eletromecânica e do Curso Têxtil e Malharia. A partir da coleta de dados, fez um estudo comparativo com uso de gráficos entre os perfis sobre a acessibilidade do serviço de referência. A partir dos resultados, são apresentadas algumas considerações e sugestões que possam ser aplicadas futuramente nas bibliotecas do IF-SC. Essa pesquisa atenderia os alunos do curso de PROEJA-FIC (Ensino Fundamental integrado ao Ensino Profissionalizante). Porém, mesmo sendo aplicados nas modalidades de pós-médio, os resultados mostraram que a metodologia pode ser introduzida em bibliotecas semelhantes.