Resumo:
O presente trabalho apresenta um estudo sobre a função do primeiro grau com o auxílio do Software Graph 4.3 na Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral é avaliar o desempenho dos alunos do CEJA antes e depois da utilização do Software Graph 4.3, quanto à construção e interpretação de gráficos de funções do 1º grau. Quanto aos objetivos específicos, tratar-se-á de: observar a relação entre gráfico e expressão, feita pelo aluno antes de utilizar o Software Graph 4.3; avaliar as comparações feitas pelos alunos ao variarmos os valores de a e b entre positivo e negativo na expressão ax + b, ao utilizar o software; estudar as conclusões dos alunos referentes ao comportamento dos gráficos quando variamos seus coeficientes; avaliar a relação entre gráfico e expressão feita pelo aluno após utilizar o Software Graph 4.3; avaliar a evolução das relações entre gráficos e expressões antes e após o uso do software. Sabendo da história de crescimento da EJA, possibilitando ao jovem o
desenvolvimento de suas habilidades e considerando o uso de softwares importante no processo de ensino-aprendizagem na matemática, o presente estudo aponta que esse recurso promove situações de pesquisa, investigação, e construção, facilitando a análise das características das funções do 1º grau com rapidez e qualidade, e ainda, que esta tecnologia produz uma aula atrativa e prazerosa, tornando o aluno participativo em seu aprendizado.