Resumo:
O presente documento demonstra as transformações da sociedade e do cidadão influenciadas pelas TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação), suas possibilidades de auxiliar o indivíduo dos programas de educação da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no exercício da cidadania e sua transformação como cidadão. O referencial teórico foi o ponto de partida, as concepções de Paulo Freire foram o princípio do estudo para sustentar a ideia de educação para transformação. A revisão da literatura foi a passo seguinte, trazendo os conceitos e ideias defendidas por especialistas da educação auxiliada pelas TIC's. Após esta parte teórica foi elaborado um curso de informática voltado para os alunos de EJA de Sombrio-SC abordando os conceitos de educação estudados. O foco do curso foi direcionado para as ferramentas de interação social como: Internet, redes sociais, blogs e edição de imagens e vídeos. Ao final do curso pode-se fazer uma análise dos objetivos propostos, com o resultado do material produzido pelos alunos, e o estudo dos efeitos que as TIC's tem em uma educação voltada para a transformação de atitude do cidadão.