Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Daniel, Rosabel Bertolin
dc.contributor.author Alves, Jucélio
dc.date.accessioned 2019-06-19T17:55:50Z
dc.date.available 2019-06-19T17:55:50Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/912
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com foco no sistema de letramento dentro da educação de jovens e adultos que cursam o PROEJA-FIC no IFSC Araranguá e que procuram uma forma de ampliar seus conhecimentos. Enquanto a alfabetização é um processo que visa ensinar a pessoa a ler e escrever, o letramento tem o intuito principal de ensinar a pessoa a compreender, interpretar, questionar e criticar o texto que está sendo lido. Visando identificar o perfil dos indivíduos, procedeu-se da aplicação de questionários com 08 (oito) alunos participantes do PROEJA-FIC, sem que os mesmos fossem identificados. Após a aplicação do questionário, as informações obtidas foram tabuladas em gráficos, analisadas e comparadas à base teórica do presente trabalho, de modo a identificar o grau de precisão dos dados obtidos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica descritiva, quali-quantitativa, que teve como principais referenciais teóricos autores como Di Pierro, Freire, Kato, Kleiman, Ribeiro e Tfouni. Para estes estudiosos, o tratamento dado a esses alunos precisa ser diferenciado, adaptando-se a suas necessidades educacionais e profissionais, considerando a experiência de vida de cada um. As sugestões e considerações finais foram elaboradas com o intuito de apontar para a necessidade de aprofundamento das pesquisas neste campo de estudo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title Letramento pt_BR
dc.title.alternative mapeamento do debate e dos sujeitos do ensino profissionalizante - PROEJA - FIC pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta