Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com foco no sistema de letramento dentro da educação de jovens e adultos que cursam o PROEJA-FIC no IFSC Araranguá e que procuram uma forma de ampliar seus conhecimentos. Enquanto a alfabetização é um processo que visa ensinar a pessoa a ler e escrever, o letramento tem o intuito principal de ensinar a pessoa a compreender, interpretar, questionar e criticar o texto que está sendo lido. Visando identificar o perfil dos indivíduos, procedeu-se da aplicação de questionários com 08 (oito) alunos participantes do PROEJA-FIC, sem que os mesmos fossem identificados. Após a aplicação do questionário, as informações obtidas foram tabuladas em gráficos, analisadas e comparadas à base teórica do presente trabalho, de modo a identificar o grau de precisão dos dados obtidos. Para tanto, utilizou-se de pesquisa bibliográfica descritiva, quali-quantitativa, que teve como principais referenciais teóricos autores como Di Pierro, Freire, Kato, Kleiman, Ribeiro e Tfouni. Para estes estudiosos, o tratamento dado a esses alunos precisa ser diferenciado, adaptando-se a suas necessidades educacionais e profissionais, considerando a experiência de vida de cada um. As sugestões e considerações finais foram elaboradas com o intuito de apontar para a necessidade de aprofundamento das pesquisas neste campo de estudo.