Resumo:
A presente monografia apresenta a discussão do tema: a Educação de Jovens e Adultos e o processo de formação cidadã do aluno. O foco deste estudo é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e nesse contexto pretendemos questionar sobre a construção possível da cidadania. O entrave norteador do presente estudo é buscar respostas a interrogantes que nos levem a saber "..de que forma o PROEJA vem contribuir para a formação cidadã de seus alunos?.¿ O estudo reconhece a importância deste programa nacional de integração no processo de formação cidadã do aluno, como uma possibilidade real e possível de ser alcançada. Entretanto, nos preocupamos em analisar de que forma a educação de jovens e adultos contribui para a formação cidadã do aluno enquanto agente transformador da sociedade, assim também como buscamos evidenciar o compromisso da educação profissional com a formação cidadã, identificando a concepção do PROEJA e identificando os principais aspectos de avaliação do programa. Este estudo apresenta um histórico sobre a modalidade de ensino destinada è educação de jovens e adultos, analisa as concepções e princípios deste programa de abrangência nacional para a Integração de Jovens e Adultos, seguindo o percurso traçado pela metodologia de pesquisa documental escolhida.