| dc.contributor.advisor | Costa, Samuel | |
| dc.contributor.author | Stradioto, Marilene Júlio Henrique | |
| dc.date.accessioned | 2019-06-19T21:03:33Z | |
| dc.date.available | 2019-06-19T21:03:33Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/922 | |
| dc.description | Disponível na versão on-line | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino carregada de complexidades e especificidades. Um campo de ensino com uma longa história, porém não consolidada, nas áreas de pesquisa, políticas públicas, diretrizes educacionais e formação de professores. A EJA requer estratégias e metodologias específicas para seu público: o jovem e o adulto. Os jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade desejam e têm direito ao conhecimento matemático acadêmico, considerado por muitos como um dos grandes responsáveis pelo fracasso escolar. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos, em sua grande maioria, pertencem à classe de trabalhadores que, no turno da noite, frequentam a escola em busca de novos conhecimentos, são pessoas de diferentes idades, lutadoras que vivem com responsabilidades sociais e familiares, cada um com seus valores formados a partir de suas experiências de vida e da realidade na qual estão inseridos. O grande desafio dos professores é criar técnicas e se utilizarem de estratégias que façam com que esses alunos sintam-se valorizados e motivados, a não apenas voltar, mas permanecer e prosseguir nos estudos em busca de novos conhecimentos que lhes proporcione a oportunidade de transformarem a realidade em que vivem. No caso da educação Matemática, acreditamos que o ponto de partida deve ser uma proposta de trabalho que valorize a Matemática dos diferentes grupos culturais e os conceitos informais construídos pelos alunos através de suas experiências, fora do contexto da escola. O enfoque no ensino da Matemática deve ir além da definição e tratamento com que se apresentam nos livros didáticos, pois estes não foram elaborados para esta modalidade de ensino. Esse trabalho tem o propósito de discutir a possibilidade de utilização da Etnomatemática no processo de ensino-aprendizagem em cursos de PROEJA. O programa Etnomatemática idealizado por Ubiratan D'Ambrósio, alicerçado nos ideais de Paulo Freire, tem o objetivo de fazer da Matemática uma disciplina que preserve a diversidade e elimine a desigualdade discriminatória. Sua proposta maior é fazer uma Matemática humanista. Não faz sentido num contexto diverso e problemático como o PROEJA que a disciplina de Matemática fique centrada como um conhecimento que tem um fim em si mesmo, pronto e acabado. Pois nesta perspectiva esta disciplina não auxiliaria em nada o aluno a enriquecer os seus esquemas de pensamento, a superar as dificuldades advindas do seu cotidiano e de futuras possíveis experiências educacionais. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Etnoma temática | pt_BR |
| dc.title | A Etnomatemática como parte do Processo Ensinoaprendizagem em Cursos de PROEJA | pt_BR |
| dc.title.alternative | possibilidades e desafios | pt_BR |
| dc.type | Final Paper | pt_BR |
| local.institution.discipline | Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA | pt_BR |
| local.institution.campus | aru | pt_BR |
| local.institution | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | pt_BR |