dc.contributor.advisor |
Borges, Martha Kaschny |
|
dc.contributor.author |
Hilzendeger, Marli Sari |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-19T21:25:49Z |
|
dc.date.available |
2019-06-19T21:25:49Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/923 |
|
dc.description |
Disponível na versão on-line |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Existem vários instrumentos de avaliação com vistas a promover a aprendizagem e avanço de alunos e professores. Um exemplo disso é o portfólio, que consiste em um compilado das produções, atividades e conhecimentos adquiridos pelo aluno e o professor durante uma disciplina, uma fase de formação, um módulo, etc. O trabalho que ora se apresenta teve como objetivo analisar os portfólios produzidos por
docentes do Núcleo de Educação Profissional Kirana Lacerda, durante o ano letivo de 2009. A análise realizada se pautou nos princípios do trabalho com portfólios definidos por Villas Boas (2008). Os docentes envolvidos no processo encontraram dificuldades para compreender o processo de produção do portfólio, porém após reuniões, leituras e discussões orientadas desenvolveram portfólios criativos, com autonomia, que permitiram uma autoavaliação do processo ensino/aprendizagem de cada um. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir que a avaliação por portfólio pode ser uma ferramenta útil tanto ao professor como à comunidade escolar no que diz respeito a se obter a participação de todos no processo de ensino. Sendo possível ser utilizada em cursos PROEJA-FIC que a instituição possa vir a ofertar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Portfólio - professores |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação por portfólio no ensino profissionalizante |
pt_BR |
dc.title.alternative |
um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |