Repositório Institucional

Avaliação por portfólio no ensino profissionalizante

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Borges, Martha Kaschny
dc.contributor.author Hilzendeger, Marli Sari
dc.date.accessioned 2019-06-19T21:25:49Z
dc.date.available 2019-06-19T21:25:49Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/923
dc.description Disponível na versão on-line pt_BR
dc.description.abstract Existem vários instrumentos de avaliação com vistas a promover a aprendizagem e avanço de alunos e professores. Um exemplo disso é o portfólio, que consiste em um compilado das produções, atividades e conhecimentos adquiridos pelo aluno e o professor durante uma disciplina, uma fase de formação, um módulo, etc. O trabalho que ora se apresenta teve como objetivo analisar os portfólios produzidos por docentes do Núcleo de Educação Profissional Kirana Lacerda, durante o ano letivo de 2009. A análise realizada se pautou nos princípios do trabalho com portfólios definidos por Villas Boas (2008). Os docentes envolvidos no processo encontraram dificuldades para compreender o processo de produção do portfólio, porém após reuniões, leituras e discussões orientadas desenvolveram portfólios criativos, com autonomia, que permitiram uma autoavaliação do processo ensino/aprendizagem de cada um. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir que a avaliação por portfólio pode ser uma ferramenta útil tanto ao professor como à comunidade escolar no que diz respeito a se obter a participação de todos no processo de ensino. Sendo possível ser utilizada em cursos PROEJA-FIC que a instituição possa vir a ofertar. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil) pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Portfólio - professores pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.title Avaliação por portfólio no ensino profissionalizante pt_BR
dc.title.alternative um estudo de caso pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROEJA pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta