Resumo:
Existem vários instrumentos de avaliação com vistas a promover a aprendizagem e avanço de alunos e professores. Um exemplo disso é o portfólio, que consiste em um compilado das produções, atividades e conhecimentos adquiridos pelo aluno e o professor durante uma disciplina, uma fase de formação, um módulo, etc. O trabalho que ora se apresenta teve como objetivo analisar os portfólios produzidos por
docentes do Núcleo de Educação Profissional Kirana Lacerda, durante o ano letivo de 2009. A análise realizada se pautou nos princípios do trabalho com portfólios definidos por Villas Boas (2008). Os docentes envolvidos no processo encontraram dificuldades para compreender o processo de produção do portfólio, porém após reuniões, leituras e discussões orientadas desenvolveram portfólios criativos, com autonomia, que permitiram uma autoavaliação do processo ensino/aprendizagem de cada um. A partir dos resultados obtidos, foi possível inferir que a avaliação por portfólio pode ser uma ferramenta útil tanto ao professor como à comunidade escolar no que diz respeito a se obter a participação de todos no processo de ensino. Sendo possível ser utilizada em cursos PROEJA-FIC que a instituição possa vir a ofertar.