Resumo:
O Facebook é uma rede social muito utilizada atualmente por diversos públicos com o
principal propósito de entretenimento e relacionamento, porém pode servir como divulgação de
negócios e captação de clientes, e a principal ferramenta facilitadora disto é a possibilidade das
empresas possuírem e gerenciarem suas páginas. No entanto, para que isto aconteça de forma
eficiente, é preciso ter cuidado com fatores como tempo de demora ao responder o chat, variedades
de fotos da estrutura e serviços oferecidos, respostas às avaliações, entre outros. Pensando nisto, o
presente trabalho tem como objetivo verificar as estratégias de comunicação com foco em captação
de clientes que são utilizadas pelos hostels de Florianópolis no Facebook. O método de pesquisa
seguido foi o descritivo e a amostra foi composta por dez hostels. O instrumento de coleta foi um
roteiro estruturado e a análise utilizou estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados
alcançados foram positivos com relação à afirmação de que o Facebook pode ser usado como técnica
para captação de clientes, devendo ser focado principalmente na relação com o cliente