dc.contributor.advisor |
Teixeira, Mateus Medeiros |
|
dc.contributor.author |
Rebello, Alcides Venute |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-25T21:12:57Z |
|
dc.date.available |
2019-06-25T21:12:57Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/950 |
|
dc.description |
Disponível na versão online |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo geral da pesquisa foi verificar como acontece o processo de inclusão dos alunos com surdez nas escolas de Ensino Básico regular do município de Araranguá. Perante esta pesquisa, nos foi mostrado que professores, intérpretes e alunos ouvintes buscam a melhor forma de socialização com o aluno surdo, mesmo havendo dificuldade de comunicação. Os alunos tentam se comunicar como podem, não deixando de incluir seu colega surdo em trabalhos, atividades e jogos, a ponto de, em determinadas situações, ao observador de fora, não distinguir o surdo dos ouvintes. Visto isso, quando pensamos na inclusão do surdo no ambiente escolar, no sentido da relação com os colegas, podemos perceber que o mesmo está inserido no contexto e se considera parte, mesmo que hajam os problemas de comunicação inerentes da falta de domínio por parte dos ouvintes dos sinais da LIBRAS. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Física - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Física (Ensino médio) |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.title |
As relações entre intérprete de libras, professor e aluno surdo no ambiente escolar, com foco no ensino de física |
pt_BR |
dc.type |
Final Paper |
pt_BR |
local.institution.discipline |
Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física |
pt_BR |
local.institution.campus |
aru |
pt_BR |
local.institution |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina |
pt_BR |