Repositório Institucional

As relações entre intérprete de libras, professor e aluno surdo no ambiente escolar, com foco no ensino de física

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Teixeira, Mateus Medeiros
dc.contributor.author Rebello, Alcides Venute
dc.date.accessioned 2019-06-25T21:12:57Z
dc.date.available 2019-06-25T21:12:57Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/950
dc.description Disponível na versão online pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral da pesquisa foi verificar como acontece o processo de inclusão dos alunos com surdez nas escolas de Ensino Básico regular do município de Araranguá. Perante esta pesquisa, nos foi mostrado que professores, intérpretes e alunos ouvintes buscam a melhor forma de socialização com o aluno surdo, mesmo havendo dificuldade de comunicação. Os alunos tentam se comunicar como podem, não deixando de incluir seu colega surdo em trabalhos, atividades e jogos, a ponto de, em determinadas situações, ao observador de fora, não distinguir o surdo dos ouvintes. Visto isso, quando pensamos na inclusão do surdo no ambiente escolar, no sentido da relação com os colegas, podemos perceber que o mesmo está inserido no contexto e se considera parte, mesmo que hajam os problemas de comunicação inerentes da falta de domínio por parte dos ouvintes dos sinais da LIBRAS. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Física (Ensino médio) pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title As relações entre intérprete de libras, professor e aluno surdo no ambiente escolar, com foco no ensino de física pt_BR
dc.type Final Paper pt_BR
local.institution.discipline Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pt_BR
local.institution.campus aru pt_BR
local.institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta