Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma são dispostas às regras quanto ao vestuário nas escolas de ensino médio da rede estadual no município de Araranguá, SC. O estudo busca compreender as formas de diferenciação quanto ao uso do vestuário para ambos os gêneros. A partir de uma abordagem qualitativa, buscamos analisar de que forma se expressam nos documentos institucionais as restrições quanto ao vestuário feminino, dentro de escolas estaduais do ensino médio no município de Araranguá, SC.
Tendo em vista identificar se tais restrições baseiam-se no machismo e na dominação de gênero. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e do regimento interno escolar, através da análise de conteúdo pretendemos compreender como o machismo e o patriarcalismo ainda estão presentes no espaço escolar. O estudo parte da hipótese de que há diferença de tratamento em relação ao vestuário feminino e masculino dentro de instituições estaduais de ensino médio do município de Araranguá, SC.